• daquiloquesecome

Venda de Tamales em Brownsville, Texas.

Na belíssima fotografia histórica, publicada na Revista Life, do fotógrafo Carl Mydans, do ano 1939, temos a venda de Tamales na praça do mercado de Brownsville, no Texas, Estados Unidos.


A fotografia em preto e branco, retrata uma dinâmica da venda deste alimento de consumo ancestral pelos povos da Mesoamérica, (como já apontamos em textos anteriores). Nela é possível visualizarmos um carrinho de venda de tamales que lembra a estrutura de um barco, com rodas. A referida venda oferece aos sábados "especial de tamales de frango", o que nos permite entender que, talvez, os tamales de frango fossem os mais procurados e preferidos em relação aos outros sabores. Uma senhora, sentada num banco faz sua leitura enquanto espera seus fregueses. E aqui é importante dizer que a cidade de Brownsville, tem uma cultura alimentar baseada em hábitos hispânicos. Aliás, a proximidade com o México e o fato de que grande parte dos moradores àquela época eram hispânicos, podem indicar tal realidade. Por essa razão, existe na cidade inúmeras festividades e celebrações que comemoram as tradições do México, especialmente, aquelas que foram "incorporadas" a cultura americana. A própria história da cidade permite entender a venda de tamales num local de tanta circulação quase estratégico para o público consumidor. Assim, o consumo dos tamales estava enraizado nos hábitos alimentares dos moradores de Brownsville.

.

.

.

💬 E você? O que achou da fotografia histórica de hoje?

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸 Revista Life.

Localização:Brownsville, TX, EUAData da foto:1939Fotógrafo:Carl MydansTamanho:1280 x 982 pixels (17,8 x 13,6 polegadas).

http://images.google.com/hosted/life/6ce955e0e2197bb6.html

🔖 Qualquer óbice em relação à imagem por favor nos avisar. Uso Educacional.







0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo