• daquiloquesecome

Um americano de Roma.



No domingo com filme temos uma das melhores cenas do cinema do filme italiano: "Um Americano de Roma", de Steno, lançado no ano de 1954, que traz uma cena clássica muito reproduzida e  protagonizada por Alberto Sordi quando ele come um belo prato de macarrão. Não existe ser humano que não fique com água na boca ao assistir essa cena e não fique com vontade de  fazer um bom prato de espaguete com molho de tomate. É uma das cenas de "comida" mais esplêndidas do cinema. O filme é uma sátira à americanização dos hábitos e costumes nos anos de 1950, o personagem Nando Moriconi é um jovem apaixonado por tudo que vêm dos Estados Unidos. Adora dançar como Gene Kelly acha que fala fluente o inglês e que deve comer "à la americana". Na cena, Nando Moriconi tenta se americanizar na comida e "trocar" o vinho pelo leite, mostarda no pão em vez de massa. O interessante da cena do jantar na casa de Nando, reside no fato de que diante do "macarroni" (maccheroni) espaguete ele deixa de lado a comida americana e se farta no prato de macarrão.



Nando Moriconi tem muita dificuldade em mudar os sabores que ele desde tenra idade foi acostumado a comer.


É como dizia Brillat-Savarin "Dize-me o que comes é te direi quem és".(1)

A comida como cultura é reflexo de nossa história, de onde nascemos, vivemos e acima de tudo do que fomos ensinados a comer. Segundo Franco "a socialização de uma criança compreende as mais variadas noções sobre alimentação ". E ainda, "o gosto é, portanto, moldado culturalmente e socialmente controlado (...) os alimentos habituais tornam-se objeto de predileção, os mais saboreados. Por isso, também, apreciam-se tanto os pratos da região em que se cresceu". (2). 



Uma das primeiras relações que nos marcam como pessoa está relacionada a forma como construímos nossa base alimentar. As relações criadas em torno do que comemos refletem a escolha da família que estamos inseridos e da sociedade a qual fazemos parte. Daí porque esses sabores nos acompanham por toda a vida. "Os homens comem como a sociedade os ensinou. Os hábitos alimentares decorrem da interiorização, desde a mais tenra infância". (3) A comida é nossa raiz, nosso manto e faz parte de nossa "bandeira". Somos formados pelo que comemos.

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📽 Filme: Um americano de Roma. Dirigido porSteno; Produzido por Carlo Ponti, Dino De Laurentiis; Escrito por: Sandro Continenza, Ettore Scola; Elenco: Alberto Sordi; Lucio FulciSteno; Estrelando Alberto Sordi; Música por Angelo Francesco Lavagnino; Cinematografia Carlo Montuori; Distribuído por: Titanus Minerva Film. Data de lançamento: 1954. Tempo de execução:84 minutos. País Itália; Língua: italiano. (1) Savarin  Brillat. A fisiologia do gosto. Trad: Paulo Neves. São Paulo:Companhia das Letras, 1995. p. 15.

(2)(3) Franco, Ariovaldo. De caçador a gourmet:uma história da gastronomia. 4 ed. São Paulo:Editora Senac São Paulo, 2006. p.24-25.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo