• daquiloquesecome

Tamales ou Tamal.

Você sabia que os Tamales são um alimento festivo? Presente nas festas de fim de ano? E ainda, um alimento cujas origens datam de muito antes ao processo de colonização?


Tamales ou Tamal é um alimento originário dos povos indígenas da América Central. Já existem registros sobre seu consumo em eventos festivos entre o período de 1200 a 250 a.C. A imagem reproduzida aqui faz parte do "Florentine Codex", mostra o consumo de tamales depois da penitência  de Huitzilopochtli. O códice Florentino é formado por doze livros, aos cuidados de Bernardino de Sahagún, no século XVI, eles retratam parte da vida dos astecas antes do processo de colonização. Era portanto, um alimento consumido antes mesmo das tortillas, as quais, que segundo Darío Aguilón "pues los primeros indicios de su elaboración datan de 900 años d. C".(1) Nesse sentido, "El tamal está claramente presente en la alimentación de las culturas mesoamericanas, mucho antes que la tortilla, donde la presencia de masa no es necesaria. Podríamos definirlo como aquel producto envuelto en una hoja, con fines comestibles. Tamales hay muchos. Los encontramos de piedra de sal, de charales, de hueva de lisa, de elote, de frijol, y así de un sinfín de ingredientes, técnicas, preparaciones y envoltorios".(2) Segundo Maria Lúcia Gomensoro, em seu clássico "Pequeno Dicionário de Gastronomia"; "Tamale Palavra originária da língua Nahuatl dos astecas, o tamale é um prato popular mexicano constituído de diversos recheios de carne e vegetais picados, envoltos em massa, embrulhados em palha fresca de milho e cozidos no vapor. Existem também os tamales doces, feitos com recheios de frutas". (3) Além dos Astecas, povos Maias também fazem consumo deste alimento. E você? Gosta dos Tamales?

.

.

.

To be continued...

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸 Comiendo tamales después de cumplir

la penitencia a Huitzilopochtli. Códice Florentino, lib. III, f. 7r.

(1)(2) Los tamales: del México prehispánico al contemporáneo, 28 / junio / 2018. Por: Darío Aguilón. Blog de educación | UNITEC Universidad Tecnológica de México. In:

https://blogs.unitec.mx/vida-universitaria/los-tamales-del-mexico-prehispanico-al-contemporaneo

(3)Gomensoro,  Maria Lúcia. Pequeno dicionário de gastronomia. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999, p. 340. p. 385.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo