• daquiloquesecome

Ricotta.

Sabe aquele queijo que na atualidade sempre aparece indicado na lista de alimentos que são boas opções para dietas e substituição de determinados alimentos e que nutricionistas sempre fazem indicação? hoje vou falar um pouquinho sobre a ricota, tida como queijo "magro" e excelente substituto do queijo amarelo.



Não é a toa que ela aparece no Tacuinum sanitatis, livro medieval que ensinava sobre saúde e bem-estar. Então, a ricota, queijo que geralmente temos a sensação que é um produto "novo", é um queijo cuja produção é bem antiga. Isso mesmo, a ricota já aparece sendo preparada, no século XIV, na imagem disposta no Tacuinum sanitatis. Na imagem, temos uma mulher camponesa a preparar a ricota, na cena retratada temos "poucas pessoas (...) sentadas à mesa camponesa. A mulher prepara a ricota em um imenso caldeirão em forma de sino. O vinho tinto e o pão estão sobre a mesa. Um cincho lembra o queijo". (1) A ricota, cujo nome italiano é ricotta, segundo nos aponta Gomensoro é "um queijo macio, sem sal ou quase sem sal, fresco ou defumado, muito usado em pastas, tortas, doces e recheios. Seu nome (ricotta) e processo de feitura vêm da Itália. É elaborada a partir do soro e não coalho do leite. Sua textura é fina e seu sabor extremamente suave". Além destas qualidades ela possui baixa calorias e menor teor de gordura e colesterol o que a torna um alimento ideal para as dietas.(2)

.

.

.

💬 E você sabia que desde o período Medieval a ricota já era produzida? Você gosta de ricota?

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸(1) FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998, s/p. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.

(2) Gomensoro, Maria Lúcia. Pequeno dicionário de gastronomia. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. p.345.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo