• daquiloquesecome

Leite e simbologias.

Em outro texto discutimos como o leite pode estar associado aos tabus alimentares, e assim ao aspecto simbólico deste alimento. Hoje quero chamar atenção para um outro aspecto referente ao leite como um alimento simbólico e que remonta a Bíblia. A terra prometida seria um lugar onde "corre leite e mel" (1) Segundo nos aponta Soler: "Uma terra "de leite e mel": o leite é o alimento básico desses nômades em que os hebreus se transformaram" E ainda, Ao leite dos pastores (e seus derivados, a manteiga e o queijo), a Bíblia acrescenta árvores e plantas cultivadas pelos sedentários". (2)



O leite é um dos alimentos que entra na lista de restrições de Moisés, já que: "Até mesmo o leite dá margem a uma proibição, aparentemente secundária, mas, na realidade, muito forte (ela é enunciada três vezes) e destinada a se ampliar considerávelmente: "Não comerás o cabrito no leite de sua mãe ". (3) Os gregos bem antes a Bíblia, já tinham uma relação simbólica com o leite, Meireles nos diz que "Dentre os muitos legados da Grécia para a humanidade está a sua mitologia. A via Láctea, ou "Caminho do leite", é um dos mitos gregos. Consta que a via que conduzia ao Palácio de Júpiter nasceu do leite derramado do seio da deusa Hera. Quando está deusa amamentava Hércules, o mesmo sugou-lhe o seio com tanta violência que a feriu. Repelindo o bebê com força, Hera, cujo nome latino é Juno, deixou que seu leite escorregue, formando então a Via Láctea".(4) Os gregos como grandes estudiosos da Astronomia, ao relacionar o leite ao universo nos apontam que o leite tinha uma importância simbólica. Aliás, a palavra Lácteo no Dicionnario da Língua Brasileira, de 1832, nos sugere a seguinte definição "Lácteo, adj. p. br. De leite. Semelhante a leite. Via Láctea (entre os Astrônomos) he uma grande cinta ou faixa de estrelas". (5) Então, o leite como um alimento simbólico que desde a Antiguidade está associado para além do alimento em si, nutritivo e de consumo diário.

.

.

.

💬🥛 E você já havia pensado o leite desta forma?

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸 https://www.publicdomainpictures.net/pictures

(1) (2) (3) Jean Soler. Aa razões da Bíblia: regras alimentares hebraicas. In:FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998, p.

p. 80-81.

(4) Meireles, Almir. Por que bebemos lwite: nutrição e história. São Paulo: Editora Cultura, 2015. p. 63

(5) Luiz Maria da Silva Pinto, Dicionário da língua Brasileira. Ouro Preto. 1832. Topografia de Silva. p. 646.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo