• daquiloquesecome

Leite e filmes.

Vocês já pensaram como cenas de filmes com determinados alimentos é muito simbólica? Trazem muitas vezes uma mensagem do diretor? E algumas delas são clássicas em muitos filmes. É exatamente assim que acontece quando alguém toma leite num filme. E eu poderia dar vários exemplos de cenas de filme onde o leite tem essa função. Contudo, quero comentar sobre uma cena do filme Bastardos Inglórios. A equipe do site Incrivel.club tem uma matéria bem interessante nesse sentido, ela nos diz que "(...) existem vários filmes que mostram personagens bebendo leite. Nesse caso específico, há até um termo, o chamado “o efeito do leite”, usado para designar um truque psicológico dos diretores para intrigar espectadores, ou dar uma dica para juntar todas as peças do caráter versátil de um personagem".(1)


No filme, indicado hoje aqui, temos uma cena central, logo no início do filme, quando "um fazendeiro francês oferece uma taça de vinho ao coronel nazista (Christoph Waltz). Mas, em seguida, o vilão pede um copo de leite e bebe tudo de uma vez. Através da linguagem cinematográfica, se manifesta o poder do personagem (...) O ato de beber leite representa a força do vilão vencendo a bondade e a pureza humana". (2) O vilão em questão é um coronel nazista que tem prazer na crueldade. Na sinopse, apresentada pela equipe do @adorocinema, o filme Bastardos Inglórios, que se passa durante a "Segunda Guerra Mundial" Na França "ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães (...) Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar". (3)


O filme tem diálogos interessantes, especialmente a atuação de Christoph Waltz, que é maravilhosa. A equipe do site "Minha visão de cinema" nos aponta que:

" a cena inicial que apresenta o provável grande antagonista do filme, o general Hans Landa (Christoph Waltz). Numa longa e recheada cena de diálogos, sentimos o suspense ascender e o tema do filme ser minuciosamente pintado. Só da mera gestão de símbolos e palavras em uma conversa que parece corriqueira, entendemos todos os elementos do filme: crueldade, raiva e resistência". E isso, que o general Hans faz ao beber o leite, simbolicamente ele demonstra seu poder e que ele está acima da "pureza humana" e diz sem palavras o tamanho da sua crueldade, ódio e desumanidade. . . . 💬 E você? Já viu esse filme? Ou outro que o leite aparece de forma simbólica? Conta pra gente!!!✍🏽📽 . . . 📽📚Referências. 📽 Bastardos Inglórios. 2009. 153 min. Direção: Quentin Tarantino, Produção: Lawrence Bender, Roteiro:Quentin Tarantino, Narração: Samuel L. Jackson, Elenco: Brad Pitt,Christoph Waltz,Michael Fassbender, Eli Roth, Diane Kruger, Daniel Brühl, Til Schweiger, Mélanie Laurent. Género:ação, guerra, drama, comédia, Cinematografia: Robert Richardson, Edição: Sally MenkeCompanhia(s) produtora(s)A Band Apart, Studio Babel sberg, Distribuição: The Weinstein Company, Universal Pictures. 🔖 Qualquer óbice em relação ao vídeo por favor nos avisar. (1) (2) "Segredos escondidos por trás de simples copos de leite nos filmes (e que podem dizer mais do que imaginamos)" https://www.google.com/amp/s/incrivel.club/admiracao-curiosidades/esli-vy-vidite-chto-v-kino-geroj-pet-moloko-to-skoree-vsego-rezhisserdaetzritelyampodskazku-1040260/amp/ acessado em 15 de maio de 2021.

(3) Bastardos Inglórios. Sinopse. https://www.adorocinema.com/filmes/filme-60208/

(4) https://www.minhavisaodocinema.com.br 2019/08/critica-bastardos-inglorios-2009-de.html?m=1 acessado 20 de maio de 2021. #foodhistory #filmfood #historiaealimentacao #história #cinemaealimentacao #daquiloquesecome #sidianamacêdo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo