• daquiloquesecome

Filme Selva Viva.

A indicação de filme de hoje é Selva Viva. Filme que nos mostra à circulação, dinâmica e cotidiano de uma das maiores metropoles da Amazônia, nos idos dos anos 80, do séculoXX. Além das lendas, da relação com a natureza versus civilização entre outros aspectos importantes.


O filme em questão é Selva Viva, filmado em Belém e que tem como título original "Where the river runs black", rodado no ano de 1986.


Sobre o filme, Pedro Veriano, crítico de cinema, em "Cinema no Tucupi", nos diz que, naquele momento de filmagem do filme: “A região voltou a atrair cineastas estrangeiros em Selva Viva, de Christopher Cain. O filme ia se chamar Lazaro, pois tratava de um garoto tido como morto, filho de um padre com um cabocla, ela assassinada por garimpeiros. O menino havia sido jogado no rio, mas um boto acaba salvado-o e, imitando a macaca do Tarzan, criando-o. Este Lazarozinho, ou Lazarito, é entregue a um orfanato do município de Santa Isabel, que o filme não distingue de Belém. Do orfanato ele foge para uma aventura de volta a sua selva, ou ao seu rio, não esquecendo, antes, de vingar a mãe, arranjando um fim trágico para o vilão da história”. (1)



Selva Viva começa com a paisagem da frente de Belém, o barulho do popopô, o Ver-o-peso, o movimento do porto, frutas e o ir e vir de pessoas, são o marco introdutório da película. Pontos históricos, também estão no filme. Como a Caredral da Sé, por exemplo. O comércio com as suas lojas, restaurantes e hotéis também compõem a narrativa que é coroada pela visão dos meninos que seguem carona num caminhão de frutas e verduras.



Vemos na cena: chicória, maças, cocos e melancias. A paisagem que é tão característica destas paragens ainda ganha uma visão real do movimento em torno da praça Dom Pedro II. É um filmaço digno de assistir com muitos chocolates regionais de cupuaçu, bacuri ou castanha-do-Pará.

.

.

.

E você já assistiu Selva Viva? Me conta!!!

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📽 Selva Viva, Where the River Runs Black, 1986, Data de lançamento: 1986 (mundial)

Diretor: Christopher Cain. Produção: Joe Roth, Harry J. Ufland. Produtoras: Metro-Goldwyn-Mayer, CBS Productions.

Atrizes / Atores: Charles Durning, Alessandro Rabelo, Ajay Naidu, Divana Brandão, Peter Horton, Castulo Guerra, Conchata Ferrell, Dana Delany, Chico Díaz, Marcelo Rabelo, Ariel Coelho, Paulo Sergio Oliveira, Mario Borges, François Thijm, Geraldo Salles e Sandro Soviatt.

🔖 Qualquer óbice em relação ao vídeo por favor nos avisar.

(1) Cinema no tucupi - Pedro Veriano (1999), In:https://www.google.com/amp/s/fragmentosdebelem.tumblr.com/post/44617851340/amp


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo