• daquiloquesecome

Filme, leite, perigo e tabus alimentares.

Uma das cenas clássicas do cinema dos anos 40, foi a cena do filme Suspeita, de Alfred Hitchcock, de 1941, a cena em questão em que Cary Grant leva um copo de leite para a esposa, que Suspeita que o leite está envenenado. Neste caso, o leite aparece como o perigo real e mortal, por ter veneno. No site Um Frame, Well Cunha, nos diz que para filmar a cena "Hitchcock iluminou o copo de leite de dentro para fora, usando uma lâmpada dentro do líquido. O jogo de luz dentro do copo contrastando com as sombras no melhor estilo noir das escadas, cria uma das melhores cenas da brilhante carreira do cineasta.


Na sequência, Cary Grant leva um copo de leite para a esposa, que suspeita estar envenenado, dessa forma, bem no estilo de humor bizarro do diretor, o leite é a própria arma do crime". (1)



Aproveito essa relação do leite com veneno que faz mal, a bebida que sempre está associada a pureza, para trazer uma relação do leite com os Tabus alimentares. O leite como um dos tabus alimentares já que segundo Souto Maior: "1. Faz mal leite com cachaça ou outra bebida alcoólica quaisquer, porque o álcool talha o leite. 2. Faz mal leite com manga, tabu vindo da Índia". (2) Os Tabus alimentares são crenças e superstições referentes à um alimento ou as combinações de dois ou mais alimentos que associados podem fazer mal a saúde. Os tabus alimentares são tão culturais e enraizados nas sociedades que quase todo mundo já ouviu um tabu sobre um alimento em algum momento.

Os tabus são "proibições " sociais e muitas vezes não têm uma lógica definida nem origem definida. Quem deixa de cumprir pode ser castigado e muitos estão sendo transmitidos há várias gerações.O tabu, foi inclusive objeto de estudo de Freud. E existe sobre eles muitos estudos e pesquisas. Os tabus alimentares constituíram uma espécie de "vigilância " moral, econômica, religiosa ou social que um grupo realiza em outro. Não cumpri tais regras causa medo por parte de quem acredita. Muitos são os alimentos cujo consumo dão origem aos tabus alimentares: leite, carnes, cereais frutas, bebidas e tantos outros. E diferente da cena que o possível leite faz mal porque lhe foi colocado veneno. Nos tabus, ele faz mal a saúde pelas condições em que foi consumido. O leite é um dos alimentos que tem tabu certo, o clássico de todos: manga com leite mata. Quem nunca ouviu isso na vida? 🫖

.

.

.

💬✍🏽 E você conhece outros Tabus alimentares? Me conta.

.

.

.

📚✍🏽Referências.

📽 Suspicion. Alfred Hitchcock, EUA, 1941.

Com Cary Grant, Joan Fontaine, Nigel Bruce, Cedric Hardwicke, Dame May Whitty, Isabel Jeans, Heather Angel, Leo G. Carroll, Roteiro Samson Raphaelson, Joan Harrison e Alma Reville. Basedo na novela Before the Fact, de Frances Iles

Fotografia Harry Stradling, Música Franz Waxman, Produção RKOP&B, 99 min.

(1)https://umframecinema.wordpress.com/2018/09/01/todo-filmao-que-se-preze-tem-um-copo-de-leite/amp/

(2) Souto Maior, Mário. Alimentação é Folclore. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2004. p. 158.












































































































































2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo