• daquiloquesecome

Dia da Arte "Pizzaiuolo Napolitana".


Você sabia que dia 06 de Dezembro é comemorado o dia da arte do "Pizzaiuolo" napolitana como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco?


O título, foi concedido pela UNESCO em 06/12 de 2017. Segundo a Gazeta do Povo, na coluna Bom Gourmet: De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a arte dos pizzaiolos é uma prática culinária feita de quatro fases que vão desde o preparo da massa, a cocção da pizza em forno à lenha até o característico movimento de jogar a massa para cima em um movimento rotatório feito com as mãos".(1)E ainda,

"A hierarquia na cozinha conta com o mestre pizzaiolo, o pizzaiolo e o responsável por assar as pizzas. As técnicas de preparos são passadas de geração para a outra nas milhares de pizzarias da cidade assim como o know-how é ensinado em específicas escolas".(2) Mas, você sabe qual a origem da pizza Napolitana? A pizza mais famosa do mundo já aparecia no manual culinário do cozinheiro italiano Bartolomeo Scappi. Segundo Luciana Rodrigues: "Quando cita a cozinha napolitana, ele fala de uma torta real ou de uma torta salgada, servida com condimentos, e que era popularmente chamada de pizza pelos napolitanos".(3)






Mas, é com o receituário de Ippolito Cavalcanti, Duque de Buonvicino, no século XIX, que "se começa a diferenciar a pizza como dolce e a pizza como massa fermentada e aberta". Assim, "è nele que atualmente encontramos inspiração para ver os primórdios da pizza Napolitana como ele é hoje". (4)





Interessante de observar também que assim como o macarrão a pizza já foi associada a comida das classes menos abastadas, já que: "esse alimento servia muito bem como "mata-fome" para as classes populares". (5)

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

(1)(2) Gazeta do Povo, Arte napolitana de fazer a pizza se torna patrimônio imaterial da Unesco Reconhecimento foi concedido pelas Nações Unidas nesta quinta. Por Bom Gourmet, 08/12/2017 13:02

https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/plantao/arte-pizza-napolitana-patrimonio-imaterial-unesco/amp/

(3)(4)(5) Luciana Rodrigues, Pizza Napolitana: A Pizza que conquistou o Mundo. Em:07/09/2020. In: https://www.romapravoce.com/pizza-napolitana-a-historia-da-pizza-que-conquistou-o-mundo#:~:text=A%20Pizza%20Napolitana%20como%20patrim%C3%B4nio,N%C3%A1poles%20e%20pelos%20pizzaiolos%20locais.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo