• daquiloquesecome

Cinema, aspirinas e urubus.

Eu escolhi a cena do almoço de Johann e Ranulpho com um prato farto de feijão, arroz, carne, cuscuz acompanhados de uma Caxibrema. Pra te dizer que esse filme é excelente.

O domingo com cinema de hoje faz indicação do filme Cinema, aspirinas e urubus, com direção de Marcelo Gomes, do ano de 2005.

Segundo sinopse do site @adorocinema, o filme que se passa no ano de 1942, "no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade". (1)



É um filme que retrata o Brasil daquela época e toda a vivência de Johann e Ranulpho pelo sertão do Brasil vendendo aspirinas. E sabem o que é mais legal? A história do filme foi inspirada em pessoas reais, nos relatos de viagem do tio-avô do diretor Marcelo Gomes, Ranulpho Gomes. Em entrevista à Omelete Revista, em novembro de 2005, conta que o tio-avô lhe: " Quando ele deixou o sertão da Paraíba ele conheceu um alemão que exibia filmes e vendia aspirinas pelo Brasil inteiro, depois veio a guerra e a fábrica da Bayer foi fechada. Isso é verdade. O resto é construção dos personagens que eu desenvolvi, porque eu não queria criar o estereótipo do sertanejo "bom selvagem", bonzinho. O filme todo são encontros simbólicos, encontros com a morte, o amor, com o desejo de encontrar a felicidade". (2)



Com roteiro de Karim Aïnouz, Paulo Caldas e Marcelo Gomes, o filme foi rodado em 6 cidades do Nordeste. Eu não sei vocês, mas eu fiquei com vontade de provar aquele feijão, arroz, cuscuz e carne...

.

.

.

✍🏽📚 Referências.

📽 Cinema, Aspirina e Urubus. 2005. Direção: Marcelo Gomes. Produção: Sara Silveira; João Vieira Jr. Maria Ionescu. Roteiro: Karim Aïnouz; Paulo Caldas

Marcelo Gomes. Elenco: João Miguel;

Peter Ketnath; Hermila Guedes. Música: Tomás Alves de Souza. Direção de fotografia: Mauro Pinheiro Jr. Direção de arte: Marcos Pedroso. Figurino: Beto Normal. Companhia(s) produtora(s): REC Produtores Associados Dezenove Som e Imagens.

(1) https://www.adorocinema.com/filmes/filme-60606/

(2) Entrevista de Hessel, Marcelo (10 de novembro de 2005). À Marcelo Gomes. «Omelete entrevista: O diretor de Cinema, aspirinas e urubus». Omelete. Consultado em 9 de novembro de 2019.

atualizada em 03.11.2016 às 04h04

https://www.omelete.com.br/filmes/omelete-entrevista-o-diretor-de-cinema-aspirinas-e-urubus



















0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo