• daquiloquesecome

Bolo-rei

No quarto dia do nosso Calendário do Advento do Natal vamos conhecer um pouquinho mais sobre o Bolo Rei, da tradição portuguesa.

E será um #tbt do @daquiloquesecome. Uma das tradições mais antigas da época da Natividade e do dia de reis é o Bolo Rei.



O Bolo Rei, tem uma tradição forte em Portugal na quadra natalina e festa de reis. E foi por essa influência que ele "chegou" no Pará. Mas, você sabe qual é a origem do Bolo Rei? Originalmente, este bolo remonta aos festejos romanos de Saturnália, na Antiguidade, quando para eleger o "rei da festa" colocava-se uma fava seca numa torta redonda e quem achava a fava em seu pedaço, tornava-se o rei da festa.



A Igreja Católica converte a prática em hábito cristão da época das festividades de Natal e dia de reis. E como o costume de fazer o Bolo chega em Portugal e em Belém no século XIX e XX?


A receita de um bolo redondo com frutas secas, passas e/ou castanhas com uma fava ou mimo dentro ganha popularidade na corte de Luís XIV, quando era elaborado para as festas de Ano Novo e do dia de reis. Naquela época além da fava também acrescentavam um brinde em porcelana. A regra era a mesma, quem achava a fava/mimo tornava-se Rei ou Rainha da festa.(1) Inclusive, o bolo tinha tanta importância que uma das telas mais famosas do pintor Jean Baptista Greuze intitulada "Le Gâteau des Rois", datado de 1774 faz alusão ao Bolo Rei e seu consumo, na França do século XVIII.

E o bolo Rei em Portugal? Em Portugal, o costume do Bolo Rei chega como uma influência da cozinha francesa, no século XIX, popularizando de tal forma que por vezes se pensa que o bolo Rei é uma criação portuguesa. Inclusive, hoje ele compõem as receitas da cozinha tradicionalmente portuguesa. (2)



Uma das primeiras casas a vender este bolo foi a Confeitaria Nacional, por volta de 1869/70, de propriedade de Baltazar Rodrigues Castanheiro Junior, foi lá que seu chef confeiteiro Gregoire (um francês) passou a elaborar a receita e a oferecer o bolo na época das festas de fim de ano. Aos poucos, o bolo Rei passa a ser elaborado em outras confeitarias espalhadas pela cidade. A exemplo, da Patisserie Bernárd, localizada na rua Garrett, cuja "especialidade em "Bolo Rei". Em Portugal, quem acha a fava terá que fazer o bolo no ano seguinte.

.

.

.

💬 E você? Gosta do Bolo Rei? Tem uma receita nos destaques da região de Estremadura em Portugal. Eu adoro!!!🥯

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸 Les Saturnales, Antoine Callet, 1783.

📸 Le Gâteau des rois, Jean Baptiste Greuze, 1774. 📸 Diário Ilustrado, 1904, Biblioteca Nacional de Portugal.

(1) Le Gâteau des rois, date de publication: février 2015, Auteur: Stephane Blond, Université d'Evyval d'Essone. In: https://histoire-image.org/fr/etudes/gateau-Rois

Sítio da Câmara Municipal de Lisboa: bolo-rei webcache.googleusercontent.com consultado 6/01/2020.

(2) Modesto, Maria de Lourdes. Cozinha tradicional portuguesa. 24 ed. Verbo, Babel, Lisboa, 2015.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo