• daquiloquesecome

Qual a História? Panela de pressão.


Hoje vamos passear pela História dos utensílios de cozinha? Inaugurando um espaço novo aqui no daquiloquesecome, o "Qual a História?". Neste espaço vamos falar sobre a História dos utensílios de cozinha. Bacana não é!? ✍🏽⏳


Hoje vamos falar sobre um utensílio que é o amor e "pavor" de muitos...

Eu adoro fazer comidinhas nela...

Ela é prática e me ajuda muito quando o tempo é pouco...

Então, você já sabe sobre o quê é?

R. A panela de pressão...

tchii.. tchii.. tchii...

Você sabia que a panela de pressão foi inventada no século XVIII, mas apenas na década de 70, do século XX se tornou popular? A panela de pressão foi criada por Denis Papin, por volta de 1679, segundo Sitwell Papin: "construiu um objeto de ferro fundido com tampa bem rosqueada. Depois, posicionou-o sobre brasas e começou os experimentos." (1)

Papin realizou sua experiência com um aparelho cujo "O princípio do dispositivo era simples: aquecida em alta pressão, a água tem um ponto de ebulição mais elevado, permitindo que os alimentos cozinhem com rapidez". (2) Assim, segundo nos coloca Sitwell: "Noite após noite, mês após mês, trabalhou com seu "motor" no laboratório experimental. Reduziu e aumentou o nível de calorias brasas mexeu no tempo de cozimento e na quantidade de água adicionada ao recipiente. Se fosse usada pouca água, por exemplo, ela secava em segundos, e a carne queimava. Usou carne bovina, de carneiro, depois ossos e Coelho. Experimentou carne velha, carne jovem, depois pombos, antes de passar para peixes Lúcio e cavala (...) enguia e, depois, feijão, cereja, groselha, ameixa, marmelo, açúcar e até chocolate". (3)

Após terminar seus experimentos Papin publicou o resultado num livro para o público da Royal Society. Na época ninguém deu crédito a invenção. O próprio Papin deixou de lado sua invenção e morreu pobre, nunca pantetou a panela de pressão, o que permitiu que posteriormente outros pudessem reproduzir e copiar o sistema desenvolvido por ele. A panela de pressão por várias razões se tornou um item obrigatório nas cozinhas da contemporaneidade. Na imagem temos a primeira panela de pressão desenvolvida por Denis Papin, ainda no século XVIII.

.

.

.

💬 E você? Gosta de usar a panela de pressão? Me conta o que você gosta de fazer nela e/ou uma história que você deseja compartilhar...

.

.

.

✍🏽📚 Referências.

📽📸 https://origemdascoisas.com/a-origem-da-panela-de-pressao/

Stiwell, William. A história da culinária em 100 receitas. Trad: Áurea Akemi Arata. São Paulo: público lha, 2013. p. 116. 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.

(1) Stiwell, op cit., p. 115;116.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo