• daquiloquesecome

Pãozinho de Santo Antônio.


A relação entre os santos e a Alimentação é antiga, remonta aos deuses gregos e romanos grande parte dessas crenças estavam relacionadas ao abastecimento, a casa e ter abundância de alimentos. Como nos aponta Cascudo "os povos cristãos titulares seus padroeiro na manutenção do sustento" assim "essa relação é importante porque ela permite pra seus devotos a certeza de "fartura alimentar cotidiana". (1) Hoje é dia de Santo Antônio.



Dia de pãozinho de Santo Antônio, que deve-se ter em cada num pote de farinha pra ter fartura o ano todo, sendo também a garantia de que comida não faltará no prato. Tenho certeza que muitos de vocês já puderam ver essa tradição?

Assim, "Até hoje, na devoção popular, os “pãezinhos de Santo Antônio” são colocado pelos fiéis nos sacos (vasilhas, latas) de farinha e de outros alimentos, com a fé de que nunca lhes faltará o que comer. Mais do que a origem do “Pão de Santo Antônio”, importa perceber toda a riqueza do seu simbolismo. Sem dúvida ele revela toda a riqueza da dimensão apostólica da vida do pai dos pobres". (2)

Novamente vemos a relação simbólicado pão. Aliás, pra quem chegou depois por aqui, temos uma série de textos sobre o pão, volta uns post para que você leia. Então, "O pão constitui um elemento inseparável de toda a devoção a Santo Antônio, independente de sua origem. A história do “Pão de Santo Antônio” remonta a um fato curioso que é assim narrado: “Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados”. Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento".(3) Essa é uma das histórias que está atrelada às origens do pão de Santo Antônio. Em Portugal, na Igreja de Santo Antônio têm uma mesa onde vários saquinhos com esse pão estão dispostos pra quem quiser adquirir dando em troca uma contribuição as ações da Igreja.

Nós não podemos negar que a história tem muita relação com a forma que Antônio estava sempre a pensar no próximo. Na tela de Willem van Herp, temos a distribuição de pão por Santo Antônio.

.

.

.

💬 🥖 E você conhece alguém que ainda mantém o hábito do pão de Santo Antônio?

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

🎨 Willem van Herp the Elder-The National Gallery, London-Public domain. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.

(1) Luís da Câmara Cascudo. Os santos da alimentação Brasileira. 2 edição, São Paulo: Global, 2008. p. 281.

(2) (3) https://conventodapenha.org.br/a-tradicao-do-pao-de-santo-antonio/ acessado em 31 de maio de 2021.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo