• daquiloquesecome

Manuê salgado?

Você sabia que se fazia manuê salgado?

Com recheio de carne? Segundo Debret, o manuê " é um pequeno folhado recheado de carne, bastante suculento e bom para se comer quente; por isso a vendedora de manuê tem o cuidado constante de cobrir seu tabuleiro com um guardanapo e um pedaço de lã". (1)



Nessa receita salgada o manuê era recheado com pedaços de carne e era mais saboroso se consumido quente.Debret ainda sinaliza que ele gostava do manuê já que: "Como esse pastel, de modo burguês, é confeccionado com os restos de carne(...)". Segundo o autor ainda, os manuês que se vendiam no Rio de Janeiro eram "muito diferentes daqueles da Bahia". (2) Na aquerela sobre de papel assinada por Debret e datada de 1826, no Rio de Janeiro. É possível ver vendedoras de pastel, manóe, pudim quente e ainda sonho.

A primeira da esquerda, provavelmente vendedora de manuê trazia seu tabuleiro coberto por um pano. Geralmente, as vendedoras eram mulheres escravizadas, algumas delas, eram as chamadas vendedoras de ganho.

.

.

.

To be continued...

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

🎨 (1)(2)Vendedores de pastel, manoé, pudim e sonho. Aquarela sobre papel: J. B. Debret, Rio de Janeiro. 1826. In: Debret e o Brasil Obra Completa 1816-1831. Julio Bandeira e Pedro Corrêa do Lago. Nova edição revisada e ampliada. Editora Capivara, 2013. P. 200. 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo