• daquiloquesecome

Leite e Laticínios.

Vc sabia que até o século XIX, o leite não aparecia com frequência nos dados de orçamentos das famílias? E que não havia nem imposto sobre o leite? E que a produção de leite somente é registrada depois de 1910? (1) E que por muito tempo os derivados do leite como o queijo e a coalhada eram mais consumidos que o próprio leite? Isso porque, o leite é um alimento muito perecível. Então, para consumir "cru" era preciso que logo após a ordenha ele fosse consumido.


Os historiadores Teuteberg e Flandrin nos apontam para uma realidade mais contemporânea que: "com efeito, por causa das dificuldades de conservação, o comércio retalhista de leite era, tradicionalmente, pouco importante e só podia ser local". E ainda, "o consumo de queijo -há muito tempo, objeto de um importante comércio nacional e internacional - é mais diretamente acessível ". (2)


Desde a Antiguidade os gregos e romanos faziam mais uso do queijo do que do leite puro já que como nos aponta Meireles "na exploração Leiteira greco-romana o leite de ovelhas e cabras era rapidamente transformado em queijo com o propósito de prolongar-lhes a vida útil, sendo esse produto mais importante na alimentação do que a carne". (3) Na imagem, mulher tuaregue, no Norte da África, prepara o leite para fabricação de yogurt, num método de processamento originário dos primeiros povos humanos que domesticaram os animais mamíferos de grande porte. Segundo Frances, essa técnica é utilizada ainda hoje por povos nômades, do Norte da África. (4)


No oriente médio, o consumo de coalhada, iogurte e queijo também por muito tempo foi mais consumidos do que leite puro, pois, surgem como uma necessidade de prolongar a vida útil do leite. Lembrem-se que ainda não haviam as técnicas de pasteurização e conservação que permitisse o consumo maior do leite puro. Então, os derivados do leite ganham uma importância salutar para estes povos. Não bastava ter leite era necessário produzir queijos e coalhada para ter um consumo maior deste alimento. 🫖 . . . 💭 🥛 🧀🍶E você gosta dos lacticínios? Qual prefere? Eu adoro uma boa coalhada!! . . . 📚 Referências. 📸 Mulher processando leite. W. James, .Frances "Yogurt" Expedition Magazine 18.1 (1975): n. pag. Revista Expedição . Penn Museum, 1975 Web. 27 de maio de 2021 <http://www.penn.museum/sites/expedition/?p=3034> acessado em 20 de maio de 2021. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. (1)(2) Hans Jurgen Teuteberg e Jean-Louis Flandrin. Transformações do consumo alimentar. In: FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998, p. 720. (3) Meireles, Almir. Por que bebemos lwite: nutrição e história. São Paulo: Editora Cultura, 2015. p.64. (4) W. James, .Frances "Yogurt" Expedition Magazine 18.1 (1975): n. pag. Revista Expedição . Penn Museum, 1975 Web. 27 de maio de 2021 <http://www.penn.museum/sites/expedition/?p=3034> ✍🏽Anota mais uma indicação de leitura 📚TOUTAIN, J. C., "Lá Consommation alimentares en France de 1789 à 1964, in: Economies et Société, cahiers de L'ISEA, Tomo A, n° 11, Genebra, 1971.


#foodhistory #historiaealimentacao #histoire #sidianamacêdo #milk #leite #history #ensino

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo