• daquiloquesecome

Industrialização do Leite.



A partir da metade do seco XIX, as preocupações com o leite como um causador de doenças aumenta consideravelmente em todo o mundo. Nessa época, o leite passa a ser visto como um veiculador de doenças, como nos esclarece Meireles, "uma nova preocupação: a de que o leite era um potencial causador de enfermidades devido à provável proliferação de micro-organismos patogênicos". (1)



O leite que não fosse pasteurizado poderia levar a doenças e também a morte. Assim, "Em 1856, o médico inglês Michael Taylor reconheceu que o leite poderia ser um veículo transmissor de doenças, ao observar que um número de casos de febre tifoide tinha em comum o fato de seus portadores terem consumido leite de mesma origem". (2) Os Estados Unidos passam a liderar as preocupações em torno do leite esterilizado, "O principal efeito dessas iniciativas foi tornar possível comprovar que o leite não tratado termicamente, ou não pasteurizado, em vez de apenas alimentar, era também um veículo transmissor de algumas doenças mortais". (3) Agora, o leite deveria ser devidamente cuidado para que fosse possível seu consumo saudável. É claro que essa preocupação vêm acompanhada de todo um processo de industrialização desse alimento.



E se acentua a partir dos anos 50 do século XX. O processo de pasteurização se torna parte importante do cuidado com o leite, "de maneira geral, passa por um processo de pasteurização e homogeneização antes de ser embalado. Isto efeito para eliminar os microorganismos, possibilitar uma vida longa do leite (pasteurização) e distribuir de forma homogênea a gordura". (4) No Brasil, foi em São Paulo o pioneirismo com a industrialização do leite e sua pasteurização. Nas fotografias, sem data, é possível ver parte do maquinário e das etapas utilizadas para pasteurização e esterilização do leite.

.

.

.

💬🥛 Agora a preferência não é mais o leite ordenhado diretamente da vaca e nem vendido em latas e garrafinhas. Muda o padrão e o leite no saquinho passa a ser visto com maior segurança alimentar.

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸 ID: 20645, Título: Lei Caf : Industrialização do leite (SP), Ano: s.d.

Série: Acervo dos trabalhos geográficos de campo. In: Biblioteca do IBGE. ID: 20644

Título: Lei Caf : industrialização do leite (SP), Local: São Paulo. ID: 20636

Título: Lei Caf : industrialização do leite : interior da fábrica (SP)

Local: São Paulo, Ano: s.d.🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. https://biblioteca.ibge.gov.br/

(1) (2) (3) Meireles, Almir. Por que bebemos lwite: nutrição e história. São Paulo: Editora Cultura, 2015. p. 146-149.

(4) Gomensoro, Maria Lúcia. Pequeno dicionário de gastronomia. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. p. 237.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo