• daquiloquesecome

Filme: O Despertar de uma Paixão.



Domingo e a indicação de filme é o Despertar de uma Paixão, com Naomi Watts e Edward Norton, tem conteúdo histórico e várias cenas com práticas alimentares.

É um dos meus preferidos por várias razões: pelos atores, adoro os dois. Acompanho os filmes do Edward Norton desde o Ilusionista, ele também é historiador, formado pela Universidade Yale o que nos rende filmes muito bem ambientados historicamente. Ele foi produtor deste filme além de atuar.


O filme aborda a história de Kitty e do médico Walter Fane, seu esposo, nos idos de 1920. Segundo a sinopse da Revista Guia da Semana "O medo de se tornar uma solteirona na primeira metade do século XX faz com que a socialite Kitty (Naomi Watts) se case com o reservado bacteriologista Walter Fane(Edward Norton). Sem compreender a importância do trabalho do marido e sequer manter os votos de fidelidade, assim que ele descobre que é traído, a moça é obrigada a acompanhá-lo até um vilarejo remoto na China, cheio de pessoas infectadas pela cólera". (1) O filme foi baseado na obra O Véu Pintado, de W. Somerset Maugham. Kitty,  vive infeliz na aldeia com raiva do marido e daquele lugar. Com o tempo, ela passa a ajudar no orfanato e vai percebendo a importância do marido para aquela comunidade tão necessitada de cuidados médicos.



Aos poucos o "despertar da paixão" dela por ele é inevitável. Na cena, em que Walter conversa com a cozinheira que a salada está crua e que portanto não poderiam comer já que na epidemia de cólera a água contaminada é o principal vetor de transmissão. Por isso, tanto a água quanto os alimentos ingeridos devem estar muito bem fervidos e limpos. A cena é importante para entendermos o alimento que ao longo da História pode curar ou "matar". É um filme belíssimo,  com uma trilha sonora magistral.

A música À la claire fontaine é um presente aos ouvidos e eu nunca mais deixei de ouvir. Pra mim é daqueles filmes que eu assisto sempre.

.

.

.

🎼🎶A la claire fontaine

M'en allant promener

J'ai trouvé l'eau si belle

Que je m'y suis baigné...🎵🎶

📽💬 O filme estava disponível na Netflix e na net now  também.




.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📽 O Despertar de uma Paixão. Data de lançamento: 22 de junho de 2007 (Brasil)

Diretor: John Curran;Música composta por: Alexandre Desplat; Adaptação de: O Véu Pintado; Elenco: Edward Norton; Naomi Watts; Indicações: Prêmio Independent Spirit de Melhor Ator, Prêmio Globo de Ouro: Melhor Trilha Sonora Original. 🔖 Qualquer óbice em relação ao vídeo por favor nos avisar.

(1) O Despertar de uma Paixão.  Por Redação Guia da Semana. In:https://www.guiadasemana.com.br/cinema/sinopse/o-despertar-de-uma-paixao





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo