• daquiloquesecome

Dia mundial da Gastronomia Sustentável.

18 de junho é dia de celebrar dia da Gastronomia Sustentável. A data foi criada em 2016, numa Assembléia Geral da ONU. Mas, o que é o dia da Gastronomia Sustentável? Segundo o site da ONU " a data reafirma que todas as culturas e civilizações contribuem para o desenvolvimento sustentável".



Nesse sentido, o ponto de partida é justamente pensar "A sustentabilidade é a ideia de que algo, como agricultura, pesca ou preparação de alimentos, é feito de maneira a não desperdiçar recursos naturais e pode continuar sendo feito no futuro sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde".(1) A data é importante também pra que possamos refletir sobre o como podemos contribuir pra evitar o desperdício. "A ONU afirma que o mundo está usando seus oceanos, florestas e solos de forma completamente insustentável. Produtores precisam ser mais cuidadosos na forma como utilizam os recursos naturais e consumidores devem ser mais exigentes quando escolhem seus alimentos. Esta postura também pode ajudar a preservar as receitas e culturas tradicionais". (3)

Mas, qual o motivo de ter um dia para comemorar a Gastronomia Sustentável? A ONU entende que a gastronomia como sendo "expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo". E que portanto, ela desempemha "um papel nesta área devido às suas ligações com as três dimensões do desenvolvimento sustentável, economia ambiente e sociedade" .(4) Nesse sentido, é importante que ações como evitar o desperdício dos alimentos, comprar dos pequenos produtores, experimentar as culinárias locais possibilitando à manutenção da cultura local. Tais ações são importantes para fortalecer a Gastronomia Sustentável e contribuir com o mundo 🌎 nessa ideia 💡.

.

.

.

💬 E você? Prática algumas destas ações? O que acha da Proposta da ONU? 💭


.

.

.

📚✍🏽Referências.

📸 Imagem Canva.

(1) (2) (3) (4)Onu celebra Dia da Gastronomia Sustentável combatendo desperdício de comida. BR, 18 junho 2020, ODS. In: https://news.un.org/pt/story/2020/06/1717192 acessado em 10 de maio de 2021.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo