• daquiloquesecome

Creme de Cupuaçu.


No quinto dia do nosso Calendário do Advento do Natal vamos conhecer o Creme de Cupuaçu. Você conhece? Eu não poderia deixar de falar sobre a mesa de Natal dos paraenses. Na mesa do paraense a presença das frutas regionais sempre foi uma realidade. Aliás, desde o século XIX, essa presença, era visível.


Em 20 de dezembro de 1989, o jornal O Liberal trazia uma matéria falando sobre o consumo das frutas regionais na ceia. O creme de cupuaçu estava entre as sobremesas que eram opções nessa data. A opção inclusive era apontada como mais em conta se comparada com as frutas vindas de fora. Inclusive, jornal ressaltava que: "A feira do Ver-o-Peso está com abastecimento". (1) As opções com o cupuaçu eram várias, a feirante Elizabete informava, na ocasião da matéria que: "Com dois cupuaçus cortados se tem um quilo de polpa, que pode ser utilizada para fazer cremes, doces, refresco, sorvetes e outros".(2) Nesse sentido, já havia na década de 80, a ideia de uma ceia regional. Segundo o jornal ainda, a consumidora Ana Maria, disse que "uma ceia regional séria ótima (...) um creme de cupuaçu, de bacuri ou os manjares são deliciosos". (3) Segundo Cavalcante, dentre as frutas consumidas no Pará, o cupuaçu, nativo dessa região, sempre teve lugar de destaque. Segundo Cavalcante: “come-se o cupuaçu de várias maneiras, sendo a menos preferida o consumo da polpa, diretamente in natura. O uso mais popular é em forma de refresco, que algumas pessoas

preferem misturado com farinha de mandioca. Existem ainda muitas outras formas de utilizar o cupuaçu, como o saboroso sorvete, de grande preferência local, bem como picolé, e mais: doce em pasta, doce sólido tipo salame, balas com recheio de cupuaçu, bolos e tortas com sabor de cupuaçu, pudim, creme

nevado, suco concentrado, licor e geleia”.(4) E Vamos combinar que absolutamente tudo fica gostoso com cupuaçu. Além do cheiro maravilhoso que a fruta tem. Para quem deseja fazer um creme de cupuaçu, segue a receita que faço aqui em casa.

Creme de Cupuaçu.

400 g de cupuaçu.

1 lata de leite condensado.

1 caixinha de creme de leite.

Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo. Leve ao freezer para gelar.

Eu coloco uma farofa de biscoito por cima e/ou porções de doce de cupuaçu.

.

.

.

Feliz Natal!!! 🎄🎄🙏🙏

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📸 Creme de Cupuaçu. Acervo pessoal da autora. (1)(2) (3) Jornal O Liberal, 20 de Dezembro de 1989. (4) CAVALCANTE. Paulo B. Frutas comestíveis da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi; Companhia Souza Cruz, 1998, p. 91.
























0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo