• daquiloquesecome

"Café da manhã Holandês".




Na pintura de Floris van Schooten,  intitulada Café da manhã Holandês, temos queijos e manteiga além de pão e frutas. Floris era conhecido por pintar natureza morta e cenas de cozinha, mercados e do cotidiano relacionado à alimentação. Floris não deixava de registrar as cenas que aconteciam em torno da cozinha, pois bem, segundo Franco "O ponto focal da vida numa casa holandesa do século XVII era a cozinha, comumente decorada com azulejos de Delft". (1) Ele pintava de seu lugar,  Floris era membro de uma rica família católica. Não surpreende a presença de queijo e manteiga na mesa de café,  já que "os quadros dos grandes pintores flamengos e holandeses nos dão uma ideia de como viviam os habitantes desses países, em geral bem nutridos. Dispunham eles de maior variedade de frutas, verduras, peixes e laticínios do que o restante da Europa". (2) Nesse sentido, torna-se importante dizer que "Na Holanda é sabiamente famoso o gado leiteiro, de alta capacidade produtiva, daí ser o país grande produtor de queijos das melhores marcas". (3) Segundo ainda Ornellas, o café da manhã sempre era composto de "pão com manteiga e queijo". (4) Então, Floris nos brinda com uma pintura que reflete muito dos hábitos usuais holandeses do séculoXVII. 🧀🧈

.

.

.

💬 E você já conhecia essa pintura? O que acha deste Café da manhã Holandês?

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

🎨 Floris van Schooten. Café da Manhã Holandês.  Titulo: Een Hollands ontbijt

Data: século XVII, Coleção: Museu Real de Belas Artes de Antuérpia. Nome nativoKoninklijk Museum voor Schone Kunsten Antwerpen. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.

(1)(2) Franco, Ariovaldo. Franco, Ariovaldo. De caçador a gourmet:uma história da gastronomia.4 ed. Revista. SãoPaulo: Editora Senac São Paulo, 2006. p. 175-176.

(3)(4) Ornellas, Lieselotte Hoeschl. A alimentação através dos tempos.4 °ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008. p. 122.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo