• daquiloquesecome

Arubé:o que é?

Raimundo Morais nos fala que o Arubé era "Espécie de mostarda que se fabrica de massa de mandioca adicionando-lhe sal e pimentas cheirosas. Figuras nas mesas da Planície com o tucupi de sol, que é um molho picante". (1)

Uma das descrições sobre o Arubé mais antigas que encontrei é do viajante Henry Walter Bates, sobre Amazonas, no ano de 1850, ele diz assim, "A mesa estava sempre bem sortida de peixe que o Mura, que se empregara como pescador, trazia todas as manhãs de algumas centenas de jardas do porto (...) Para o peixe usávamos um molho, em forma de pasta amarelo, inteiramente novo para mim, chamado arubé, feito do suco venenoso da raiz da mandioca, fervido antes da precipitação do polvilho ou tapioca, e temperado com pimenta malagueta.



É conservado em vasilhas de pedra durante algumas semanas, antes de ser usado, e é apetitoso condimento para o peixe". (2) Somente com essa descrição de Bates, eu fiquei com água na boca aqui. E vocês? Na fotografia, de Soares e Somlo, temos mulheres, em Bragança, no Pará, no ano de 1956, descascando a mandioca. O Arubé é alimento derivado dela...da mandioca. A mandioca e suas inúmeras possibilidades de uso.

.

.

.

To be continued...

.

.

.

✍🏽📚 Referências.

📸ID: 8849 Autor: Soares, Lúcio de Castro; Somlo, Tomas, Título: Mão de obra feminina - casa de farinha em Bragança (PA) Ano: 1956. https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=48849. Acessado em 10 de agosto de 2021. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.

(1) Morais, Raimundo. O meu dicionário de cousas da Amazônia. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2013, p. 27.

(2) Bates, Henry Walter. O Naturalista no Rio Amazonas (1858-1859). São Paulo, Ed. Nacional, 1944, p. 216.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo